Já sabemos que a comunicação é talvez a habilidade mais importante das nossas vidas, pois sem ela provavelmente a espécie humana já não existiria. Levando em consideração que uma boa comunicação vai influenciar diretamente sua vida de forma benéfica, e uma má comunicação irá te prejudicar das piores maneiras possíveis, separei alguns pontos que também merecem atenção.
1 – Tonalização
Você já parou para saber como você soa? Provavelmente não. É sempre bom ter o devido cuidado com o tom de voz e a postura utilizada ao se comunicar. Alterne a cadência quando se comunicar.
Utilize pausas. Pausas essas que constantemente são substituídas por vícios de linguagem por quem não sabe se comunicar de forma efetiva, como “ahhh”, “ãããhh”, “éééhh”. Uma dica: grave-se falando, de preferência em vídeo. Você vai conseguir identificar de forma mais efetiva suas falhas na comunicação.
2 – Vocabulário
Essa é clichê, mas um clichê obrigatório. Você precisa melhorar seu vocabulário até mesmo para ter mais repertório. E não tem como fazer isso sem ler.
Leia ao menos dez páginas de um livro por dia. Além de melhorar sua concentração, você vai enriquecer seu vocabulário e ampliar seu conhecimento.
Só em ler todos os dias, você já se coloca à frente da grande maioria dos brasileiros que mal pegam um livro. Uma dica de ouro que eu dou: se possível, leia em voz alta. Isso melhora sua dicção, e muito.
3 – Público e persuasão
Se sua intenção é se comunicar bem, nunca esqueça de conhecer o público com quem você vai falar. É lógico que a maneira com que você fala com seus amigos é diferente de como vai falar com seu chefe em uma reunião ou em uma entrevista de emprego.
Saiba diferenciar a idade, pois cada geração se comunica de uma maneira diferente, e o contexto social, assim você não fica parecendo um estranho.
Para persuadir, sempre passe credibilidade. Não demonstre insegurança, pois dificilmente vão acreditar em você. Tenha referências, estudos e, mais uma vez, cuide da sua postura.
Use e abuse da simpatia e provoque emoções em quem deseja persuadir. A simpatia conecta o comunicador e o ouvinte.
Não se esqueça das histórias, apele para o humor e sátiras do seu público, e sentimentos universais como medo, alegria e felicidade. Quem estiver interagindo com você vai ficar muito mais engajado.
Não se esqueça que seus argumentos devem conter lógica. Mostre dados, números e estudos, ou explique em um passo a passo simplificado.