A timidez sempre esteve entre nós. Desde quando começamos a evoluir, ela sempre fez parte e foi fundamental para a nossa sobrevivência até os dias de hoje. Mas se você está aqui hoje, provavelmente a sua timidez está te trazendo alguns problemas e afetando seus relacionamentos, sua qualidade de vida e tirando de você oportunidades de crescimento.
Mas o que é timidez?
A timidez nada mais é do que um mecanismo do seu cérebro para evitar que você se meta em uma situação de vida ou morte, que foi muito útil para a nossa evolução e sobrevivência da espécie humana até os dias de hoje.
Mas nós não vivemos mais nos tempos das cavernas, onde havia perigos constantes e o cérebro estava a todo momento desenvolvendo seus mecanismos para evitar a morte.
Hoje temos um estilo de vida bem confortável, na verdade, onde o nosso maior problema é o excesso, tanto de informações quanto de comida, entretenimento, entre outros.
Levamos um estilo de vida que basicamente nos faz sentir que temos o controle de absolutamente tudo. E a nossa timidez, de fato, na atualidade boa parte vem quando sentimos que algo está fora do nosso controle e acabamos reagindo a essa situação emocionalmente, nos levando a ficar tímidos.
Mas além disso, a timidez pode ter inúmeros motivos, como a predisposição biológica, genética, o ambiente familiar onde você está inserido, a maneira como você foi criado.
Se você tinha pais muito rigorosos, críticos ou superprotetores, as suas experiências na infância, negativas principalmente, a rejeição, humilhação, o contexto social onde você está inserido e também pelo seu reforço comportamental.
O cérebro humano é o órgão do corpo que mais gasta energia e fará de tudo para evitar desperdiçar energia, tornando muito do que você faz no seu dia a dia uma tarefa praticamente automática. E quando você se esquiva seguindo o caminho de ignorar situações, fugir de contato social, entre outros, naquele momento você vai sentir uma incrível sensação de alívio e prazer, como se realmente estivesse em perigo de verdade.
Isso fica armazenado no seu cérebro, que vai te levar a repetir mais e mais esse padrão.
E é exatamente por isso que cada pessoa reage de uma maneira diferente quando quer vencer a timidez. Uns ficam completamente bitolados das ideias, loucos, e outros conseguem diminuir a timidez de maneira gradual, mas ainda sim tendo avanços e vitórias pessoais para enfrentar esse desafio.
Para vencer a timidez, o seu maior desafio é lutar contra você mesmo.
E para isso acontecer, você vai precisar de duas coisas. Uma é coragem para enfrentar suas crenças e você mesmo. A outra é confiar no processo, pois para superar a timidez você precisa estar determinado.
Esse é um processo um tanto desconfortável no início, até os novos padrões se tornarem automáticos.
Então, para te ajudar nessa batalha interna, eu trouxe aqui dez mandamentos essenciais para vencer a timidez de uma vez por todas.