Núcleo Uni-D
Bem vindo ao Núcleo Uni-D. Um espaço de conhecimento, desenvolvimento pessoal e aprendizado.
© 2025 Núcleo Uni-D. Todos os direitos reservados. gabrielcouto@nucleounid.com

A MELHORIA PESSOAL NÃO É UM HACK DE PRODUTIVIDADE MAS SIM UM ESTILO DE VIDA

Sim, a melhoria pessoal é um estilo de vida constante. Você definitivamente escolhe mudar e se cansa de repetir velhos padrões. Mas uma coisa que eu acompanho bastante, e aconteceu inclusive comigo até a chave mudar de vez, é que em determinado período sempre acabamos voltando para os mesmos hábitos.

De fato, por um breve período de tempo, nós utilizamos da melhoria pessoal apenas como um hack temporário para chegar a determinados resultados. Mas infelizmente, quando atingimos esses resultados, relaxamos e o ciclo se repete.

Mas o ciclo se repete de uma maneira completamente diferente quando você sente que regrediu. Entra em um ciclo de culpa difícil de sair, e você não sente aquele tesão inicial de quando entrou nessa jornada. 

Talvez porque não esteja enxergando motivos concretos como da última vez, movidos em grande parte pela raiva provavelmente. Raiva por ser rejeitado, raiva por não conseguir aquela promoção, raiva por ser zuado, pelo término de um relacionamento com quem você gostava. Vários motivos que na verdade não são um propósito sólido. Isso faz com que se torne muito fácil voltar a antigos padrões que provavelmente na época você jurou a si mesmo que nunca mais voltaria a praticar.

SIM O SEU PRINCIPAL MOTIVO PARA ENTRAR NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL NÃO ERA ALGO CONCRETO

E isso é muito natural de acontecer. Você se revolta com pequenas situações na sua vida, coloca na sua cabeça que vai mudar e de fato consegue. Afinal, um hábito bom te leva a realizar outros hábitos bons. Mas é aí que entra o que faz muita gente recuar e relaxar: ALCANCEI MEU OBJETIVO, E AGORA?

Sim, você alcança aquele seu primeiro objetivo inicial mas esquece que a longo prazo precisa manter esse ritmo. É aí que muita gente falha, seja no âmbito pessoal como conquistar aquele físico dos sonhos, ou no âmbito profissional por conseguir aquela promoção ou emprego dos sonhos. Você simplesmente se acomoda na situação e, o pior, deixa de evoluir. E na vida não existe uma linha reta. 

Ou você está em constante evolução ou você está decaindo, nem que seja aos poucos.

VOCÊ REALMENTE QUER EVOLUIR?

E claro que a resposta é óbvia. Todos nós queremos evoluir. Mas e o preço? É muito fácil querer evoluir, mas não estar disposto a pagar o preço. Mas eu tenho algo bem difícil para te dizer: TUDO NA VIDA TEM UM PREÇO! Não se conquista nada nesse mundo sem um mínimo de esforço, e com a melhoria pessoal não seria diferente. Mas o grande segredo aqui não é o chegar lá, mas sim o se manter lá.

E provavelmente você que reclama da sua situação atual não está indignado o suficiente para mudar a sua situação. Na verdade, se tornou algo bem cômodo, onde a reclamação constante te traz uma estranha sensação de prazer e te deixa preso exatamente onde está.

TODOS NÓS TEMOS A POSSIBILIDADE DE MUDAR DE VIDA

Sim, mesmo que seja algo mínimo a curto prazo, todos nós temos a possibilidade de mudar de vida. E não estou falando aqui a respeito daquela conversa motivacional de meritocracia ou trabalhe enquanto eles dormem. Estamos falando de algo real que cabe dentro da sua realidade e, principalmente, algo que não vai ser temporário na sua vida. 

Um motivo realmente sólido que você usará de combustível sempre que se sentir acomodado, como por exemplo montar o seu próprio negócio. 

Sim, eu entendo que provavelmente você trabalha o dia todo e ainda passa horas do seu dia em deslocamento com transporte público, mas para mudar essa situação é necessário dar o primeiro passo, nem que seja um passo pequeno. 

E eu mostro exatamente isso no meu e-book gratuito “O CÓDIGO ÂNCORA”, um passo a passo completo pensado para quem tem pouco tempo disponível. Nele você aprende a criar um produto digital com a sua experiência, fazendo aquele seu conhecimento se transformar em uma fonte de renda para você. É DE GRAÇA! O link está aqui abaixo.

RECONHEÇA O QUE TE INCOMODA DE VERDADE

Não estamos falando aqui de situações com propósito vago. Estamos falando de algo que afeta diretamente a sua vida e que, se você mudasse de fato, teria um grande impacto na sua vida. Então o que de fato te incomoda? O que de fato você poderia começar a fazer hoje para mudar essa situação? Se você alcançasse esse objetivo ainda teria sentido para continuar evoluindo?

Essas são algumas das perguntas que eu fiz para seguir firme dentro da jornada de melhoria pessoal, da segunda vez, é claro. Pois como já havia mencionado antes, por não ter um motivo sólido, acabei retornando para os mesmos hábitos destrutivos em um ciclo de autosabotagem.

QUAL É O MÍNIMO POSSÍVEL QUE EU POSSO FAZER HOJE PARA MUDAR MINHA SITUAÇÃO?

Sempre tem um mínimo possível que a gente pode fazer hoje para mudar a nossa situação no futuro. Lembre-se: um hábito positivo nos leva a outro hábito positivo. Se você não conseguiu realizar tudo o que estava na sua agenda hoje, não se sinta culpado. Sempre tenha em mente que pode fazer em um dia cheio o mínimo possível para mudar a sua situação.

Seja esse mínimo assistir a meia hora de um curso online, fazer alguns minutos de um treino na academia, dar uma caminhada apenas, realizar as demandas mais importantes do seu trabalho apenas devido a algo que está fora do seu controle por não conseguir atender a todas as demandas. 

Sempre há aquele mínimo que a gente consegue fazer que mantém o sentimento de otimismo e evita a sobrecarga mental. Que aliás, toda e qualquer mudança precisa ser leve. 

O desenvolvimento pessoal é um estilo de vida e não uma lista de tarefas que você precisa cumprir diariamente.

NÃO COBRE PERFEIÇÃO DE SI MESMO

Essa talvez é a armadilha mais perigosa de todas: o perfeccionismo. Por não cumprirmos algo durante o dia, sentimos que todo o dia será afetado, e não é assim que funciona. 

O perfeccionismo é algo que leva boa parte de quem entra no desenvolvimento pessoal a cair novamente nos mesmos hábitos. Por não conseguir fazer tudo perfeitinho, vem aquele sentimento de incapacidade, e esse sentimento te leva à ansiedade, a achar que é insuficiente. E sem perceber, você está se anestesiando em coisas destrutivas novamente.

Então não se cobre perfeição, mas mantenha o movimento constante sempre. O perfeccionismo acaba com qualquer um.

E falando em perfeccionismo, você não precisa esperar estar tudo pronto para dar o primeiro passo. Apenas siga em frente, e não se esqueça de mudar a sua mentalidade. Uma mentalidade forte aliada a um propósito definido é algo poderoso para quem quer mudar a sua situação e se manter firme no desenvolvimento pessoal.

Agora, é praticamente impossível falar em desenvolvimento pessoal sem falar na construção do próprio negócio ou ganhar mais dinheiro. E é exatamente por isso que eu sugiro você conhecer o FÓRMULA NEGÓCIO ONLINE, do Alex Vargas. 

O Fórmula é um treinamento completo com mais de 200 mil alunos que te mostra o caminho, um passo a passo validado para você construir um negócio online estruturado mesmo tendo pouco tempo disponível. 

Nele você aprende a como montar a sua estrutura e como ter um negócio online lucrativo pensado exclusivamente para iniciantes. Se permita ao menos conhecer essa possibilidade. O link está logo abaixo.

O desenvolvimento pessoal é o estilo de vida mais poderoso que vai fazer com que você mude vários aspectos da sua vida. Mas não se esqueça que isso é uma mentalidade, estar em constante crescimento para não cair e se afundar em hábitos negativos e consequentemente ter a vida que deseja. Seja com bons relacionamentos, seja em construir um negócio próprio, seja em conquistar o emprego dos sonhos ou aquela promoção que almeja há anos.

Nunca deixe de estudar e evoluir, pois os desafios continuam na medida em que a gente cresce.

Veja também