Primeiro: para acabar ou diminuir a sua procrastinação, é imprescindível saber gerenciar melhor o seu tempo. Desta forma, você evita dispersão e paralisia por tarefa.
Uma ferramenta gratuita e que, se levada a sério, te trará resultados incríveis no longo prazo é uma agenda. Uma agenda é como se fosse um segundo cérebro e uma excelente maneira de você perpetuar comportamentos.
Mas não basta simplesmente ter uma agenda, você deve respeitar e saber construir uma agenda colocando nela tarefas que realmente vão fazer com que você alcance os resultados desejados.
Uma maneira eficaz de construir uma agenda é através de blocos de 1h para realizar determinadas tarefas, como 1h de leitura ou 1h fazendo pesquisas, estudando, trabalhando focado. Essa 1h sem distração nenhuma e, dentro dessa 1h, utilizando a técnica de Pomodoro para evitar a sobrecarga mental.
Segundo: além da sua agenda, tenha uma lista de tarefas e saiba o quão longe esta tarefa está de ser terminada. Então tenha a sua lista de tarefas bem definida, elas funcionam. Por exemplo, a construção desse artigo que você está lendo.
Para terminá-lo ao longo do tempo, foi necessário consumir conteúdos a respeito do tema, depois fazer todo o esboço deste artigo, editar e corrigir e, por fim, postar. Uma grande tarefa sempre deve ser quebrada em partes. Assim, o seu objetivo parece muito mais próximo de ser concluído.
E não se esqueça de estipular prazos, tanto para cada tarefa quanto para o objetivo final. Quebrar tarefas grandes em partes menores é fundamental para vencer a procrastinação.
Terceiro: estabeleça pequenas recompensas quando você concluir objetivos. Após trabalhar focado, quando concluído, faça aquilo que você quer fazer, seja mexer no celular, jogar videogame, o que você realmente quer fazer. Não deixe de se recompensar para educar o seu cérebro a recompensar o processo. Esse sistema de recompensas ajuda a combater a procrastinação de forma natural.
Quarto: reconheça que você está procrastinando e se incline, metaforicamente falando, para a tarefa na qual você precisa de fato estar fazendo. Isso irá lhe ajudar aos poucos a voltar para o foco.
Tente controlar aquilo que te controla, nem que você tenha que acabar seguindo tudo a risca, sendo extremamente militar com você mesmo, caso sua procrastinação já esteja em um nível extremo.
Quinto: veja valor naquilo que você está fazendo. Esse simples ato de ver valor na atividade ou comportamento que está executando já te dá um pico de motivação absurdo para você continuar e repetir determinada tarefa. Encontrar propósito nas tarefas é uma das formas mais eficazes de lidar com a procrastinação.